O prefeito eleito com 12.100 votos no dia 2 de outubro, José Martins e seu vice-prefeito Ismael Barbosa foram empossados na manhã de domingo, 1º de janeiro, em Sessão Solene que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, presidida pelo vereador Lindomar Marinho. Após o juramento, houve discursos públicos na Praça Municipal. O então prefeito Itonir Tavares, num gesto democrático, transmitiu a faixa de prefeito e entregou as chaves da Prefeitura de Jacundá.
O deputado estadual João Chamon que esteve presente na cerimônia disse para o novo prefeito de Jacundá. “A emoção é muito forte. Sabemos de sua luta e determinação de tantos anos que você lutou para vivenciar esse momento ao lado de sua família e do povo que esteve solidário a você”. E continuou: “quero reassumir meu compromisso com Jacundá. São muitas coisas que precisam ser feitas para colocar Jacundá no rumo do desenvolvimento. E o maior sonho é o sistema de água da cidade que vamos trabalhar com esse objetivo para concluir essa obra. Pode contar com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho para realizar esse sonho da população jacundaense”, garantiu Chamon.
Em prosseguimento ao evento, os 13 vereadores tiveram a oportunidade de falar para o público. Lindomar foi o último a discursar e agradeceu a população que prestigiou a cerimônia. “Agradeço aos colegas que nos apoiaram para presidir por mais um mandato o Poder Legislativo, pois sempre discutido que qualquer um dos 8 vereadores poderia ser candidato. São 8 anos de trabalho com a Câmara sempre aberta a população e continuará de porta abertas. E digo ao seu Zé Martins e Ismael: podem contar com a Câmara de Vereadores, e peço a Deus que nos ilumine para fazermos um bom trabalho por Jacundá”.
Em seguida, o vice-prefeito Ismael Barbosa disse que “quando se fala em política de Jacundá são muitas coisas, para mim tem muita emoção. Com educação decente, uma saúde melhor e novos projetos. É o que todos esperam de Jacundá”. Ele mencionou ainda que a união entre os dois “não foi de disputar forças e sim unir as forças para fazer uma Jacundá melhor, onde todos possamos ter orgulho. Fazer um governo decente, começando por não interferir no processo de eleição da presidência da Câmara”. Emocionado, Ismael agradeceu a sua família e a confiança do prefeito Zé Martins.
Zé Martins garante pagamento de servidores até 5º dia do mês
Ao discursar para o público, o novo prefeito de Jacundá, José Martins, popularmente Zé Martins, iniciou apresentando os secretários, nominalmente, cada um foram conhecidos pela população. “Com seriedade e compromisso de cada um para fazermos um governo eficiente”. (Veja lista abaixo).
Em primeiro lugar ele agradeceu a Deus, sua mãe de 92 anos de idade, dona Francisca que fez questão de assistir a posse do filho, os três filhos (Robson, Ronaldo e Rogério), noras e netos. “O mais importante é que a comunidade jacundaense. E, vocês perceberam que depois da eleição para a presidência da Câmara não teve aquele constrangimento”.
Nos próximos 90 dias o novo prefeito disse que priorizará quatros áreas: saúde, educação, assistência social e obras. Sem dinheiro para tocar todos os serviços públicos, Zé Martins garantiu, em primeiro lugar, o pagamento dos servidores públicos. “Até o 5º dia útil de cada mês tenham a certeza que os salários estarão depositados em suas contas, e em dezembro de cada ano, vão receber o salário de novembro no dia 5 e dia 20 o décimo terceiro e mais o salário de dezembro”.
Ainda sobre os servidores, a secretaria de Administração realizará um recadastramento de todo os funcionários. “Não sabemos quantos servidores estão no quadro e por isso vamos fazer um recadastramento”.
“Iremos começar a trabalhar com as secretarias de saúde, educação, obras e assistência social.” Sem saber sobre o quadro financeiro da prefeitura, o prefeito afirmou que “quando eu colocar uma máquina para trabalhar, saberei que tem dinheiro para pagar as despesas”.
E mandou um recado para o comércio: a rede comercial de Jacundá terá o prazer em vender para administração pública, pois vou autorizar qualquer compra se tiver dinheiro em caixa para pagar.
Para conhecer toda a complexidade da Prefeitura de Jacundá será decretado um recesso das atividades e também uma auditoria nas contas da administração.
Lista do secretariado do novo prefeito:
Procurador-geral:
Alex Gomes Pires
Controlador-geral:
Benedito Assunção
Chefe de Gabinete:
José Martins Preto
Assistência Social:
Marilene Campos Melo, esposa do prefeito
Administração:
Aldemir Caldas
Educação:
Leila Clara Gonçalves Barbosa, esposa do vice-prefeito
Finanças:
Vice-prefeito Ismael Barbosa
Saúde:
Elisângela Costa
Política para as Mulheres:
Rosa Maria de Almeida
Esporte, Cultura e Lazer:
Elias dos Santos
Indústria, Comércio e Agronegócio:
Eduardo Barth, genro do vice-prefeito
Agricultura e Pesca:
Ricardo Sterman
Meio Ambiente e Turismo:
Valéria de Oliveira Guedes
Obras e Infraestrutura:
João Mendonça
Terras:
Será definido nos próximos dias