Mais um prefeito no estado do Pará, é afastado do cargo por suspeita de irregularidade na gestão pública. Desta vez foi o município de Canaã dos Carajás que teve como afastado por 180 dias o prefeito Jeová Gonçalves Andrade (MDB).
Durante o período da manhã de hoje (28), oficiais de Justiça foram a sede da prefeitura do município para notificar o prefeito sobre a decisão do juiz Lauro Ponte, da 1ª Vara Cível e Empresarial da Comarca de Canaã dos Carajás.
O motivo da ação em desfavor do prefeito, é por improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPE).
As irregularidades apontadas pelo MPE na decisão, apontam fraudes em licitações, com a cumplicidade de secretários municipais na contratação de escritório de advocacia no período de 1º de janeiro de 2014 a 14 de agosto de 2017, a quantia paga de forma fracionada em 84 pagamentos, compreende o valor de R$ 1.479.127,28 (um milhão, quatrocentos e setenta e nove mil, cento e vinte e sete reais, e vinte e oito centavos).
O juiz determinou na decisão o bloqueio dos bens dos réus, Arleides Martins de Paula (Secretária de Administração); Dinilson José dos Santos (Secretário de Saúde); André Wilson Teles de Souza (Secretário de Educação); Simone Aparecida Souza de Oliveira (Secretária de Meio Ambiente), Ana Cristina Queiroz Pereira (Secretária de Assistência Social); Mário de Oliveira Brasil Monteiro (Advogado); e Brasil Monteiro Advogados Associados.
O vice-prefeito Alexandre Pereira dos Santos (PT), irá assumir o cargo de prefeito. A Câmara deverá dar posse em até 24 horas.