Manifestantes saíram em caminhada da Praça da República, em Belém, por volta de 18h15 desta sexta-feira (18), no ato em defesa da democracia. Segundo os organizadores, cerca de 35 mil pessoam caminham em direção a Praça dos Operário, bairro de São Brás. A Polícia Militar não divulgou estimativa de participantes. O ato chegou à praça às 19h30.
Os manifestantes também demonstram apoio à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A chuva forte da tarde atrasou a concentração. Os participantes começaram a chegar por volta de 17h, na Praça da República, no bairro de Nazaré, com faixas e cartazes em favor da democracia e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
"Hoje, estamos vendo o que um juiz de primeira instância consegue fazer e a Justiça não está dando apoio ao voto. Estamos aqui principalmente para defender a democracia neste país. Então nossa participação aqui hoje é contra o golpe, contra o ajuste fiscal e em defesa do presidente Lula", disse Martinho Souza, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Pará (CUT-PA).
A defesa da figura pública do ex-presidente Lula é um dos objetivos da manifestação, de acordo com Cleber Rezende, da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).
Além da CUT-PA e da CTB, também confirmaram participação no ato entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento Sem Terra (MST) União da Juventude Socialista, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Movimento dos Atingidos por Barragem e militantes de partidos como o PT e o PCdoB.