A promotoria de Justiça de Goianésia instaurou procedimento administrativo para acompanhar a efetiva implantação e funcionamento, no município, do Órgão Municipal de Trânsito, responsabilidade dos Poderes Executivo e Legislativo.
O MPPA irá oficiar os poderes Executivo e Legislativo requisitando informações e documentos que se mostrarem necessários à instrução do procedimento preparatório.
O procedimento, instaurado pelo promotor Francisco Charles Pacheco Teixeira, destaca que é pública e notória a desorganização do trânsito no município expondo tanto pedestres quanto os próprios motoristas a todos os tipos de riscos.
Um dos agravantes dos perigos no trânsito é a Rodovia PA-150 que passa por dentro da cidade aumentando, com isso, o trânsito de veículos, sobretudo caminhões.
O município de Goianésia não possui agência do Detran-PA e nem órgão municipal de trânsito, de modo que os condutores trafegam sem qualquer fiscalização. Nas ruas do município é comum flagrar motociclistas sem capacete ou trafegando com um número excessivo de passageiros numa moto. Motoristas dirigem sem habilitação, carros estacionados em locais proibidos, entre outras irregularidades.