O 35º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá, ocorrido neste domingo (18), pode ter reunido cerca de 240 mil pessoas. Essa é a estimativa do coronel Jaime Benjo, comandante do 5° Grupamento de Bombeiro Militar de Marabá, e foi publicada na página oficial do Círio no Facebook, assim como a foto que ilustra essa matéria, para dar dimensão do tamanho da festa religiosa.
O número de fiéis supera a previsão inicial da Igreja Católica que era de reunir algo em torno de 220 mil fieis. O crescimento espantoso dos últimos anos segue uma tendência histórica. Quando a procissão começou a ser feita em 1980, a imagem de Nossa Senhora era levada numa latinha de leite em pó. A primeira procissão seguiu da Folha 16 até a Igreja da Folha 15, um percurso inferior a 2 km.
E durante toda a primeira década a caminhada contava com participação de algumas centenas de pessoas, mas a partir de 1990 um grupo maior de devotos passou a frequentar a comunidade da Folha 16 e promoveu grandes mudanças no Círio.
Foi só no início da segunda década que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré passou a sair da Catedral, na Velha Marabá e seguir para a Folha 16, perfazendo um percurso de 7,5 quilômetros. De lá para cá, começou a ser percebido um aumento maior no número de fiéis.
Atualmente, a procissão em Marabá é considerada a terceira maior do Pará, em número de fiéis, perdendo apenas para Castanhal e, obviamente, para Belém.