Na tentativa de ampliar o atendimento médico na região da Calha Norte, o Governo do Estado e a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, responsável e mantenedora do barco hospital Papa Francisco (BHPF), assinaram nesta segunda-feira (19), um termo de fomento que vai disponibilizar cerca de R$400 mil mensais para auxiliar no funcionamento do barco, que vai se deslocar pela Calha Norte, oferecendo atendimento, atenção à saúde à população que vive mais afastada das cidades.
Contando com centro cirúrgico e quatro leitos hospitalares, a embarcação também está equipada também para a realização de pequenas cirurgias. A parceria vai durar um ano, com meta de realizar 12 mil consultas médicas clínicas e especializadas, 6 mil atendimentos oftalmológicos, 5 mil consultas odontológicas, 4,6 mil mamografias, 4,6 mil ultrassonografias, 1,5 mil eletrocardiogramas, 1,5 mil testes ergométricos, 40 mil exames laboratoriais, 1,1 mil cirurgias de baixa complexidade e 380 internações em regime de hospital-dia.
O termo prevê, ainda, que em casos de calamidade, catástrofes, inundações e outras situações emergenciais, o BHPF poderá se deslocar a outras regiões de acordo com a necessidade. As ações vão começar pelo mapeamento da região, com objetivo de conhecer as principais necessidades das comunidades locais, e terão apoio das Secretarias Municipais de Saúde, por meio dos seus agentes, de líderes comunitários e do 9º Centro Regional de Saúde (CRS).
“A intenção do governo é que possamos ter estratégias adequadas à realidade de cada região, por isso é fundamental que levemos em consideração as distâncias e a locomoção através dos nossos rios. Este barco Papa Francisco, esta parceria do governo do Estado com a irmandade São Francisco, permitirá que atendamos aos nove municípios da região de maneira freqüente, perene. Todos os dias percorreremos as localidades com serviços clínicos, médicos, com cirurgias e dando suporte para os hospitais. Dentro de uma estratégia de efetividade, de presença do Estado, de ações que possam efetivamente salvar vidas das pessoas da Calha Norte”, destacou o governador Helder Barbalho
Estrutura – O Barco Hospital Papa Francisco tem 32 metros de comprimento e contará com até 23 profissionais da área da saúde, com capacidade para até 30 tripulantes. Abriga salas para raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, consultório oftalmológico e odontológico e leitos de internação.
Para o frei Francisco Belotti, que é presidente da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, a ajuda do governo tem uma importância muito grande. “Da mesma forma que o Rio Amazonas é formado pelos seus afluentes, eu entendo que a verba inicial veio do Ministério Público do Trabalho, e agora o governo do Estado abraça essa causa e dá continuidade a esse trabalho, para que nós possamos atender toda a Calha Norte, tanto as cidades quanto os ribeirinhos. Já tivemos uma experiência em Óbidos, no baixo Paraná e aqui no porto Palmeiraço, em Belém. Todas com muito sucesso, somando mais de 3 mil atendimentos”, finalizou.