O Terço dos Homens realizou na quarta-feira, dia 17 de julho de 2019, às 19h30min, na Avenida Cristo Rei em frente a casa do eletricista – Bairro Centro, Terço em Ação de Graças para marcar o 1º ano do "Terço dos Homens".
O terço dos homens em Jacundá surgiu a partir de um momento de oração, onde Maria Aparecida sentiu o desejo e a necessidade de evangelizar os homens de sua casa, seus afilhados e amigos. A partir de então convidou cada um deles para fazer essa experiência através do Santo Terço, cada um dos que participaram do primeiro terço no dia 17/07/2018 a uma ano atrás, receberam um livro do terço dos homens e um terço. Os primeiros homens convidados a participar do terço foram: Santo, Silvanio, Netão, Mateus, Walice, Hoverlam, Rodrigo, Ives e Miguel.
Os primeiros encontros do terço dos homens foram realizados nas famílias dos homens que desejavam rezar o terço em suas casas. As famílias sempre acolhiam o terço com muita alegria e assim a cada encontro a quantidade de homens iam aumentando e com eles o desejo de viverem essa experiência de fé.
Após rezar o terço em várias casas, com várias famílias, orientados pelo Pe. Adriano atual Pároco de Jacundá passaram a rezar o terço na Igreja Nossa do Perpetuo Socorro, devido ao número sempre maior de participantes.
Desde então a comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro os acolheu e tiveram seu primeiro terço rezado na igreja no dia 30/10/2018, mês missionário com a Santa Missa, e assim desde então todas as terças feiras as 19:30h rezam o terço e vivenciam essa experiência de fé.
Padre Adriano ressalta a importância do Santo Terço para nós católicos em que a cada mistérios rezado contemplamos os mistérios de Jesus. É a oração que leva ao colo de Maria e por meio da devoção Mariana aprendemos a fazer a vontade de Cristo. Mas que estamos perdendo certos costumes e valores e não fazemos de nossa casa um lar de oração, em que as famílias rezam juntas. Precisamos ter consciência que a oração sustenta a família, que a família que reza unida permanece unida.
O Santo Terço não é apenas oração para as mulheres, pelo contrário, a devoção Mariana deve ser levada de geração em geração, de pais para filhos. O Terço dos Homens, que começou com poucos, hoje reúnem um grande numero homens, que juntos promovem a fé e devoção a Nossa Senhora por onde passam.