Waldomiro Costa Pereira foi vítima de uma emboscada em seu sítio, que fica localizado na zona rural de Eldorado dos Carajás, onde levou vários tiros. Após o ocorrido Waldomiro deu entrada na emergência do HGP de Parauapebas ainda na madrugada de sábado (18).
Já nesta segunda-feira (20), por volta das 2h30, segundo informações, cinco homens armadas invadiram o Hospital Regional de Parauapebas - HGP e executaram Waldomiro que era assessor no gabinete do prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen. Waldomiro era um dos líderes do Movimento dos Sem Terras – MST na região e militante do Partido dos Trabalhadores.
Em relação ao falecimento de Waldomiro Costa Pereira, a direção do Hospital Geral de Parauapebas (HGP) informa que:
O servidor público Waldomiro Costa Pereira deu entrada no HGP no último sábado, 18 de março, por volta das 18h, encaminhado pela própria família. Ele estava com ferimentos na cabeça e em uma das mãos. Após a realização de uma tomografia e raio-X, foram encontrados três projéteis na cabeça e pescoço. Waldomiro passou por cirurgia e, em seguida, foi encaminhado à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para observação.
Na madrugada desta segunda-feira, 20, por volta das 3h, cinco homens fortemente armados, chegaram à entrada do HGP, renderam seguranças, invadiram as instalações do hospital, se dirigiram até o leito do paciente na UTI e efetuaram disparos contra o servidor. Após tentativa sem sucesso de reanimação de Waldomiro, seu corpo foi encaminhado à necropsia do hospital.
No intuito de elucidar esse crime o mais rápido possível, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará todas as imagens do circuito interno de gravação do hospital para as autoridades policiais.