Uma pessoa que pertencia a uma tradicional família do município de Jacundá, região Sudeste do estado do Pará, filho de Joaquim e Adélia, irmão de Néo, Anita, Brígida, José Alves, Turíbio. Foi através de seu esforço e dedicação que Jacundá pode se orgulhar de ter uma Cooperativa regularizada oficialmente na Arcon.
Foram anos de luta, tendo em vista que a documentação exigida pelos órgãos governamentais era sempre burocrática, mas Itamar Alves de Figueiredo, 46 anos, foi persistente e lutou bravamente para que a antiga Coopojac, hoje Transjac, tivesse o seu espaço garantido na história do transporte rodoviário do Pará.
Marido de Márcia Alves, pai de filhos e filhas maravilhosos, deixa um grande legado: ajudou de maneira imensurável no desenvolvimento do município de Jacundá, participando ativamente dos movimentos políticos de sua cidade. Hoje, seu corpo está sendo velado e logo mais será sepultado, mas todos vão recordar, na posteridade que ele deu a sua parcela de contribuição em favor de Jacundá. Descanse em Paz, Itamar!