O céu encoberto por fumaça parece estar virando um problema corriqueiro no Pará. A população de Jacundá, Paragominas, Belém, Tucuruí, Marabá e dezenas de municípios do sudeste e centro-oeste paraense, vêm sofrendo há semanas com o céu esfumaçado.
De acordo com informações da Aeronáutica que divulgou imagem de satélite registradas às 14 horas desta quarta-feira (2) em que a toda a Região Norte e Nordeste está com pouca nebulosidade, e uma densa fumaça que pairava no ar prejudicava a visibilidade nos aeroportos de Marabá, Tucuruí, Carajás, Itaituba e Jacareacanga. A pior situação era em Marabá, onde a visibilidade era de apenas 700 metros.
A falta de chuva tem ajudado a manter e a aumentar o elevado número de focos de fogo nestas localidades. A população já começa a sofrer com a fumaça, diversas pessoas entre adultos, crianças e idosos têm se queixado de problemas respiratórios, olhos ardendo e lacrimejando.
A fumaça não tem origem definida, mas parte da população acredita que seja proveniente de queimadas realizadas em fazendas da região para abertura de pastos. As autoridades ainda não há confirmaram oficialmente a causa da fumaça que já atingem além do Pará os estados do Amazonas e Maranhão.