Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Jacundá, realizada na última segunda-feira (21), uma ação de fiscalização de trânsito por parte do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) foi duramente criticada. Os edis pediram também a reconstrução de pontes e recuperação de ruas, além de votar projeto que concede título Cidadã Jacundaense a uma promotora de justiça que passou pela cidade.
Com quórum suficiente para prosseguir os trabalhos da noite, o vereador Francisco Oliveira leu a lista de vereadores presentes na sessão, que contou com os vereadores, Lindomar Marinho, Lúcia da Moran, Edinho da Prefeitura, José Wilson, Therezo Neto, Rosa Mulato, Adélia Figueiredo, Luiz Pereira, Neusilne Souza e Marisa Alves.
Por sua vez, o vereador Edinho da Prefeitura anunciou seu ingresso ao Partido Social Liberal (PSL), do qual é líder da agremiação na Câmara Municipal. Seu colega, José Wilson, comemorou a filiação de Lúcia da Moran ao PRB. “É a mais nova integrante do partido na Câmara de Vereadores”, disse ele, que elogiou a ação emergencial da Prefeitura de Jacundá no sentido de recuperar as ruas da cidade.
A promotora de justiça, que desempenhou função na cidade de Jacundá, Francisca Suênia, receberá o Título de Cidadão Jacundaense. A honraria é de autoria da vereadora Neusilene Costa.
O discurso mais contundente da noite foi do vereador e professor Therezo Neto. Ele iniciou chamando os próprios colegas para discutir temas importantes para Jacundá. “Chega de blablá blá, pois precisamos sentar as terças-feiras para discutirmos os projetos de leis importantes para Jacundá”. Entre as questões necessárias, ele citou a futura empresa que será responsável pelo gerenciamento da Estação de Tratamento de Água (ETA).
“Há muito tempo falamos sobre as ações do DETRAN em Jacundá, que não dá satisfação ao município sobre sua metodologia. A equipe desmoraliza o governo municipal quando age com truculência. É um órgão que tem sua competência a organização do trânsito, mas atua com autoritarismo. Está na hora de começarmos um debate com a sociedade, governo e DMTU para iniciarmos um processo de que se encontre uma solução para os problemas no trânsito”. A última ação do Detran em Jacundá aconteceu entre os dias 12 e 18 de março.
Através do Requerimento de nº 05, o presidente do legislativo municipal, Lindomar Marinho, solicitou ao Executivo a recuperação da Rua Nobre e reconstrução de uma ponte que fica na mesma rua. “Esse perímetro urbano está precisando de uma recuperação urgente porque liga vários bairros da cidade, além de outras ruas que estão na mesma situação”, lembrou o parlamentar, que aproveitou para reforçar o pronunciamento do colega, vereador Therezo Neto que criticou a ação do Detran.
“Do mesmo modo que é feita o projeto de ação cidadania em nossa cidade. Seria interessante que os autores também viabilizasse a participação do Detran para que o mesmo atuasse na emissão de carteira de habilitação para os motorista de Jacundá. Só vem represália, e nenhuma ação para legalizar”.