O dia 22 de dezembro de 2017, uma sexta-feira, poderia marcar definitivamente a história política do município de Jacundá, por estar designada a realização da Sessão Extraordinária, às 11:00 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores, para o julgamento do Parecer Final da Comissão Processante (Processo n° 001/2017-DL-CMJ/PA - Denúncia de Infração Política-Administrativa, em desfavor do senhor José Martins de Melo Filho - Prefeito Afastado).
No entanto, frustrando a expectativa de 57.526 pessoas (número de habitantes de Jacundá, segundo atualização do IBGE), e criando suspense em 12.100 eleitores do Prefeito Afastado, José Martins, não houve a Sessão.
Com quarenta e cinco minutos de atraso, foi aberta a Sessão Extraordinária e, após a chamada nominal, o Vereador Presidente, constatou que não havia número legal (9 nove Vereadores, seria o quórum, equivalente a 2/3), já que estavam presentes os Vereadores, Lindomar dos Reis Marinho (PT), Weslimar Mulato de Souza (PDT), Raylane dos Santos Soares (PSL), Rafael Comin da Silva (PP), Neusilene de Souza Costa (PR), Mariza Alves da Silva (PDT), Edson Ferreira de Souza (PSL) e Clayton Guimarães de Maria (PR).
O Vereadores ausentes foram: José Wilson Faustino de Araújo (PRB), Tcharlles da Silva Borges (PR), Daniel Siqueira Neves (PP), Eliane Santos Pinheiro (PR) e, para surpresa geral, a Relatora da Comissão Processante, Vereadora Maria Marta de Souza Costa (PT), também não compareceu.
O Vereador Presidente explicou aos presentes, que o atraso no início da Sessão, foi motivado pela espera da chegada de algum Vereador, para compor o quórum.
Os motivos das faltas, não nos cabe julgar, mas que foi um fato "atípico", ninguém pode negar, devido a gravidade do assunto a ser tratado, além da farta divulgação do dia e hora da Sessão, em todos os meios de comunicação, principalmente, nas redes sociais.
O Vereador Presidente encerrou os trabalhos, pediu desculpas pelos ausentes. Por volta das 13 horas, foi divulgado dia e hora para a realização de uma nova Sessão Extraordinária, que acontecerá dia 26 de dezembro, às 16 horas. Confira o edital clicando aqui!
A Polícia Militar esteve presente dentro do prédio da Câmara e nas ruas adjacentes, para garantir a ordem e a tranquilidade.