A Maçonaria é uma organização sem fins lucrativos, todo o seu trabalho é desenvolvido de forma voluntária e livre de quaisquer interesses políticos. A Maçonaria está presente em 174 países espalhados por todo o mundo. A instituição, periodicamente, desenvolve projetos sociais contando com o apoio de vários voluntários.
O Venerável da loja maçônica de Jacundá, José Soares ressaltou que a Maçonaria sempre desenvolveu projetos sociais em boa parte do mundo, contribuindo de forma salutar para o progresso social. De utilidade pública, a instituição promove ações sociais todos os anos, contando com a ajuda de voluntários, não apenas maçons ou parentes de maçons, mas também, todas as pessoas interessadas em promover o bem estar social, socorrendo o próximo em suas necessidades básicas e em Jacundá não é diferente, temos vários projetos sociais como a Escola Jardim das Acácias, que atende hoje 325 crianças e o projeto Movimento e Saúde na Melhor Idade.
Fundamentada na Filosofia Maçônica que prioriza o homem como elemento útil e atuante na sociedade, a Loja Maçônica Acácia de Jacundá – nº 49, em meados de 1992, após várias reuniões e discussões entre seus membros, objetivou a criação de uma instituição educacional que priorizasse a Educação Infantil com o objetivo de atender prioritariamente as crianças de baixa renda.
A construção das instalações físicas foi possível mediante eventos promovidos pela Loja Maçônica e Damas da Fraternidade, merecendo destaque para jantares, bingos, chás, almoços e outros. Nesta proposta viu-se a necessidade de buscar parcerias que ajudasse viabilizar o atendimento inicial de 250 crianças. Para tanto foi necessário criar uma associação de caráter filantrópico para dar sustentação legal a instituição, para a assinatura de convênios. Surgiu então a AME – Associação Municipal de Educação, composta por membros da Loja Maçônica – conforme publicado no Diário Oficial do dia 05 de outubro de 1993, Reg. nº 10.022344, sendo a primeira diretoria composta dos seguintes membros: Presidente: Francisco de Oliveira; Vice-presidente: Adalto Ferreira Nunes; Conselho Deliberativo: Manoel Messias da Silva, Adevaldo Peixoto de Oliveira, Almir Alves Cardoso, Valdeir Cerqueira dos Santos e Alberto dos Reis Costa; Conselho Fiscal: Airton Davi Gomes, José Raimundo Nunes e Roberto Caldeira Guerra.
Esta instituição educacional foi denominada Escola Jardim das Acácias, cujo nome foi pensado por entender que a junção dos termos “Jardim” (que referencia a educação inicial para crianças) e “Acácia” (árvore que na filosofia Maçônica simboliza inocência, iniciação e a imortalidade da alma), representariam os objetivos da Entidade Maçônica.
Assim, a Escola Jardim das Acácias, fundada em 05 de outubro de 1993, iniciou as suas atividades letivas em 18 de abril de 1994.
Ganhadores dos prêmios, sorteados no bingo:
3° Prêmio
Cartela: 112
Arteiros Comunicação Visual
R$ 3.000,00 em dinheiro
2° Prêmio
Cartela: 35
Adriano Silva dos Santos
Moto Honda Pop 110
1° Prêmio
Cartelas: 80 e 220
Allan Araújo dos Santos
Eduardo Soares de Souza
Carro 0 km Onix Joy.