O empresário Itonir Aparecido Tavares, presidente da Associação Comercial e Industrial de Jacundá – ACIJ realizou uma reunião “relâmpago” entre os membros de sua diretoria, para decidir um assunto que tem preocupado muita gente em nosso município: a questão do ordenamento do trânsito. 
 
Após exaustivos debates, os membros chegaram ao consenso e decidiram que a ACIJ tem de estar à frente dos interesses de seus associados, nos mais diversos assuntos de interesse da categoria. 
 
Ao explicar as razões que o levaram a provocar essa reunião, Itonir disse que “o juiz da comarca de Jacundá, doutor José Goudinho, convocou uma reunião com todos os segmentos para tratar sobre a desordem do trânsito nas vias de nosso município, o que tem causado diversos acidentes, muitos até com vítimas fatais. 
 
Diante disso, assumimos o compromisso de intermediar junto ao senhor Josiel de Matos Pinheiro, proprietário do Centro de Formação de Condutores – CFC, o parcelamento em até quatro vezes, com valores iguais, do pagamento das taxas pertinentes aos exames para a obtenção da carteira nacional de habilitação (CNH). 
 
Ficou acordado que a ACIJ encaminhará a relação nominal dos funcionários das empresas associadas, sendo de exclusiva responsabilidade o pagamento por parte das empresas interessadas, já que esse mecanismo está sendo usado para facilitar a emissão da habilitação, no que concerne ao recolhimento das taxas pecuniárias previstas na legislação de trânsito. 
 
Que fique bem claro, não estamos “facilitando” a emissão da CNH, apenas procuramos ajudar os funcionários de nossos associados, já que muitos não têm condições de arcar com esse tipo de pagamento, à vista. A nossa atitude é regularizar a situação de muitos motociclistas e motoristas que ainda não possuem CNH, e em curto prazo, esperamos atender aos pedidos que chegarem até o nosso conhecimento. 
 
Qualquer empresa que estiver associada à ACIJ e tiver interesse em participar do parcelamento é só nos procurar, teremos a maior satisfação em intermediar a inclusão de seus funcionários. 
 
O Josiel firmou essa parceria porque conhece a situação financeira que assola o município, e ao agir dessa maneira, com certeza em breve espaço de tempo teremos um grande número de pessoas habilitadas conduzindo veículos pelas vias de Jacundá”, definiu Itonir. 
 
O senhor Josiel de Matos Pinheiro, ao se reportar sobre o assunto, falou que “só firmei essa parceria com a ACIJ porque o Itonir é uma pessoa séria, um empresário de respeito e que merece a minha credibilidade, isso não quer dizer que não confio nos proprietários das empresas, mas é necessário ter respaldo legal para assumir um compromisso dessa proporção.
 
 Quem vai ganhar com tudo isso é o nosso município, tendo em vista a publicação das últimas estatísticas, onde ficou claramente evidenciado o elevado número de vítimas de acidentes de trânsito. 
 
A CFC - Jacundá está de portas abertas, atendemos a todos, de maneira indistinta, a nossa missão é garantir a realização dos exames de todas as pessoas que precisam se habilitar, para isso, é preciso que o candidato esteja munido dos documentos exigidos para a emissão da carteira de habilitação. 
 
A preocupação do juiz local faz sentido, já que a grande maioria dos condutores de motocicletas não está devidamente apta para conduzir os seus veículos, mas com a atuação dos agentes do DETRAN e do DMTU, com certeza esse quadro irá mudar”, argumentou Josiel.